Quem faz o Cidade Histórica?

Conheça nossa equipe técnica

Abrangendo diversas áreas do conhecimento como história, arte, design e tecnologia, o Cidade Histórica conta com o suporte de uma equipe técnica multidisciplinar, dedicada ao desenvolvimento de um aplicativo e eBook, colocando em prática nossos dois projetos contemplados e financiados com recursos da Lei Federal 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc em Gravataí.

Convidamos você a conhecer os perfis dos integrantes da nossa equipe técnica. 😊

Lucas de Oliveira

Lucas de Oliveira

Lucas de Oliveira Gonçalves (@oliveira_luke) é o idealizador e designer do Cidade Histórica, projeto que teve como origem seu trabalho de conclusão de curso da graduação. No projeto, ele é responsável pela análise, criação e comunicação, trabalhando na identidade visual, telas do aplicativo, diagramação do eBook, entre outras atividades.

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela ULBRA, já atuou como desenvolvedor e web designer. Nos últimos anos contribuiu com diversos projetos de tecnologia, sendo alguns dos principais para instituições como Unisinos, Tecnosinos e Secretaria Municipal de Educação de Cachoeirinha. Atualmente é pós-graduando em User Experience pela UniRitter e trabalha voltado ao UX/UI design como Analista de Soluções Digitais na PUCRS.

No campo artístico, fez parte da Banda Musical da Escola Municipal Santa Rita de Cássia, contribui em exposições abertas à participação geral no Quiosque da Cultura e com collabs de ilustradores na internet sempre que possível. Mais recentemente, teve uma charge entre as artes finalistas do prêmio “12º Salão de Humor” no Piauí.

Lucas sempre tenta manter algum projeto pessoal criativo, pois acredita que esta é uma ótima maneira de manter a mente ativa e saudável, extravasando a criatividade e produzindo algo sem compromisso.

Quer conhecer mais sobre os projetos do Lucas?
👉 Siga o perfil de ilustrações @artrobotboy e o portfólio (que ele promete atualizar algum dia) em behance.net/oliveiraluke.

Tayane Silveira

Tayane Silveira

Tayane Pereira Silveira é a pesquisadora do Cidade Histórica. No projeto, é a responsável pela busca de informações a respeito da história e do acervo patrimonial de Gravataí, além de desenvolver textos sobre os prédios históricos abordados no aplicativo e no eBook.

É licenciada em História pela UFRGS e atuou como professora em projetos do Curso Pré-Vestibular Popular Liberato e do Colégio de Aplicação da UFRGS, em Porto Alegre. Também atuou na área de pesquisa histórica no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Atualmente, cursa bacharelado em História, também pela UFRGS.

Em conjunto com a história, Tayane é bastante próxima do campo artístico. Fez parte projeto aCORde, um dos ganhadores do Prêmio DANA de 2016, e é participante habitual em colaborações de ilustradores pela internet.

Quer conhecer mais sobre os projetos da Tayane?
👉 A acompanhe no Instagram: @subarashiiashita.

Sarah Wavginiak

Sarah Wavginiak

Sarah Wavginiak (@mizukayoshino) é a responsável pela parte mais artística do Cidade Histórica, realizando ilustrações em aquarela dos locais abordados, fotografando e realizando o tratamento final desses materiais.

Estudante no final do curso de Arquitetura e Urbanismo, possui uma grande ligação com patrimônio e atualmente realiza um estágio na Coordenação de Patrimônio do Município de São Leopoldo.

Em Gravataí já participou em exposições abertas no Quiosque da Cultura, onde também realizou uma exposição com o coletivo aCORde por meio do Prêmio Dana 2016, além de ter participado do Festil quando ainda era realizado no CineTeatro.

Tentando manter uma conexão entre os hobbys favoritos e o gosto por projetos novos, Sarah atualmente é responsável por contar um pouco da arquitetura da cidade de Porto Alegre no @archpoa e exibe suas ilustrações no @mizulandia.

Quer conhecer mais sobre os projetos da Sarah?
👉 Siga seu portfólio behance.net/mizukayoshino.

Krsnananda Nunes

Krsnananda Nunes

Krsnananda Andrade Nunes (@krsnanandanunes) é um dos desenvolvedores do Cidade Histórica, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo. No projeto teve a função de dar vida ao design criado pelo idealizador do projeto, Lucas de Oliveira (@oliveira_luke), pensando sempre na melhor forma de deixar o projeto acessível e agradável ao uso.

Atualmente, além de desenvolver o Cidade Histórica, também trabalha como desenvolvedor Python, React e React Native, sendo um dos responsáveis pelo desenvolvimento de aplicativos e sistemas de grande escala, utilizados por milhares de pessoas em vários países da América Latina.

Fora tudo isso, Krsnananda sempre procura manter tempo para projetos pessoais que ele acredita serem essenciais para se aprimorar tecnicamente, como o agregador de assuntos relacionados a Python no Twitter (@pythonbotbr) e bots de automatização para trading de criptomoedas.

Quer conhecer mais sobre os projetos do Krsnananda?
👉 Siga o perfil no Twitter @thekrsnananda e o seu portfólio em github.com/Krsnananda.

Enzo Vaghetti

Enzo Vaghetti

Enzo Vaghetti (@EvaghettiXD) é o desenvolvedor responsável pelo back end do projeto. Teve como função implementar a arquitetura de banco de dados idealizada por Lucas de Oliveira (@oliveiraluke), gamificação do projeto, cadastro dos usuários e locais e interação que estes possuem entre si.

Além de trabalhar no Cidade Histórica, também trabalha no desenvolvimento de um sistema de varejo da empresa KW, fornecendo a vários mercados do Brasil um sistema estável e seguro para as vendas.

Enzo gosta de passar seu tempo livre conversando com amigos ou em seus hobbies, dos quais atualmente o que possui maior foco é o desenvolvimento de jogos para plataformas de gerações passadas, como NES, Mega Drive, Sega Saturn e etc

Quer conhecer mais sobre os projetos do Enzo?
👉 Siga seu perfil no Github: github.com/Evaghetti.

Alice Longhi

Alice Longhi

Alice Longhi é a nova desenvolvedora do projeto Cidade Histórica, entrando como uma das responsáveis pelo desenvolvimento front-end do aplicativo. Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Profissionalmente atual como desenvolvedora para o Grupo RBS.

Sua trajetória acadêmica e profissional iniciou-se em 2016, quando ingressou no curso técnico em Informática, oferecido pelas Escolas e Faculdades QI, em Porto Alegre. No segundo semestre do mesmo ano, foi contemplada com uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), que a possibilitou iniciar a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Embora atue profissionalmente na área de tecnologia, sempre manteve uma forte ligação com a música. Sua jornada artística começou na pré-adolescência, quando aprendeu a tocar violão e a cantar. Participou de bandas, corais e eventos culturais em sua cidade natal (Ipê/RS). Atualmente, integra um projeto autoral chamado Punkecas, no qual atua como vocalista, baixista e compositora.

Em 2025, recebeu o convite para integrar o projeto Cidade Histórica, contribuindo com suas habilidades como desenvolvedora.

Quer conhecer mais sobre os projetos da Alice?
👉 Siga o seu portfólio em https://github.com/alicelonghi e o perfil da banda @punkecas.


Imagem adicional: Photo by Antonio Janeski on Unsplash